18 anos do Cadastro Único

Carlos Poly

O Cadastro Único para Programas Sociais completou 18 anos de existência nesta quarta-feira (24). O instrumento permite a identificação de famílias pobres do Brasil e com isso, promove a elaboração de políticas públicas mais eficientes e coerentes com as demandas sociais, garantindo o acesso dos cadastrados em mais de 20 programas de governo, como o Bolsa Família. 

Segundo o Cadastro Único, mais de 28,5 milhões de famílias estão cadastradas, representando aproximadamente 76,7 milhões de pessoas assistidas pelo Estado. A ferramenta é constantemente avaliada e aprimorada para para garantir que a assistência atinja quem mais precisa. 

Em 18 anos de história, apenas em 2018 o Portal Consulta Cidadão foi transformado no app “Meu CadÚnico”, versão mobile do portal, com sistema Android e iOS. “Um cidadão que precisasse de um comprovante de inscrição no Cadastro Único, precisava se deslocar até um Cras, por exemplo, para obter a sua informação. O que sobrecarregava a gestão municipal e demandava tempo”, explicou Vinicius Botelho, Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais