Início » Eleições de 2020 terão verba proporcional para candidatos negros e brancos

Eleições de 2020 terão verba proporcional para candidatos negros e brancos

A+A-
Reset
A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, que argumentou que o calendário eleitoral ainda permite a decisão

 

As eleições municipais deste ano já vão ocorrer sob as novas regras de divisão proporcional de recursos para candidatos brancos e negros. É o que decide uma decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que antecipou a validade da regra que, inicialmente, só passaria a valer em 2022.

A mudança foi feita por conta de um pedido de liminar do PSOL, que solicitava que o tribunal reavaliasse o início da vigência da norma estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O magistrado argumentou que a validade antecipada da regra não vai prejudicar os partidos. “Ainda se está no período das convenções partidárias, em que as legendas escolhem os candidatos, cujo registro deve ser feito até o dia 26/9. Tal cronograma evidencia que a implementação dos incentivos propostos pelo TSE não causará nenhum prejuízo às agremiações políticas, sobretudo porque a propaganda eleitoral ainda não começou”, analisou. Para ele, as políticas de incentivo à candidaturas negras “prestam homenagem aos valores constitucionais da cidadania e da dignidade humana”.

Leia mais:

O entendimento já era consenso entre os ministro do Supremo que também compõem o TSE, mas não foi aprovada antes por conta dos votos negativos dos ministros Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos. Eles argumentam que a regra não poderia começar a valer agora devido à proximidade das eleições. Agora, o assunto vai precisar ser votado no STF na próxima semana.

De acordo com as novas regras, os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e o tempo da propaganda eleitoral gratuita devem ser divididos de forma proporcional entre candidatos brancos e negros. Se um partido tem, por exemplo, 30% dos candidatos negros, uma parcela igual do fundo eleitoral e do tempo de televisão deve ser destinado ao grupo.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais