Início » Veja quem são os novos ministros indicados por Lula para o STJ

Veja quem são os novos ministros indicados por Lula para o STJ

A+A-
Reset
Política

Os nomes indicados por Lula (PT), para ocupar as vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomaram posse, nessa quarta-feira (22). Dentre os nomes estão: Daniela Teixeira, Teodoro Silva e Afrânio Vilela. Os novos ministros substituem Felix Fischer, que se aposentou em agosto do ano passado. Jorge Mussi, que também aposentou, em janeiro deste ano. Além de Paulo de Tarso, que morreu em abril.

A primeira escolha do mandatário foi a ministra Daniela Teixeira, anunciada em agosto pelo presidente. Ela possui mestrado em direito penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Entre outras funções, Daniela atuou como integrante da comissão de reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro instituída pela Câmara dos Deputados e foi conselheira federal da OAB. É advogada há mais de 27 anos.

Leia mais! Indicados por Lula tomam posse no STJ

STJ

Faixada do STJ – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Em setembro, Lula bateu o martelo sobre as outras duas vagas. Uma delas foi ocupada pelo ministro Afrânio Vilela, que tem formação em direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduação em gestão judiciária pela Universidade de Brasília (UnB). Tomou posse como juiz em 1989 e ocupa o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2005. Atuou  também como vice-presidente do tribunal mineiro no biênio entre 2018 e 2020.

Leia mais! Tráfico, garimpo… Fala de Barroso sobre crime organizado na Amazônia escancara caos

A última vaga foi preenchida pelo ministro Teodoro Silva Santos, que é mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Também assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) desde 2011, e é atualmente o presidente da câmara de direito público da Corte. Entre outras funções, já exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Ceará.

 

LulaministroSTJ

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais