Início » STF forma maioria para manter direitos políticos de Dilma

STF forma maioria para manter direitos políticos de Dilma

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Mesmo após o impeachment em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter os direitos políticos de Dilma Rousseff. O julgamento virtual termina na noite desta sexta-feira (22). Na ocasião, a presidente da Corte, Rosa Weber, concluiu que não é possível o Poder Judiciário tomar uma nova decisão, no lugar do que decidiu o Senado. Ela também pontuou que é inviável realizar nova votação. 

Os ministros Cármen Lúcia, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes também votaram para manter os direitos políticos da ex-presidente. 

Dilma e rosa no STF

Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

O STF julga um conjunto de ações que questionam a manutenção dos direitos políticos de Dilma Rousseff quando o Senado votou pelo impeachment. Então, ficou definido que os parlamentares fariam duas votações: uma que atestaria se houve crime de responsabilidade e outra que decidiria sobre os direitos políticos.

Leia mais! STF forma maioria pela rejeição do Marco Temporal

À época, a relatora Rosa Weber, liminarmente, negou os pedidos para que Dilma ficasse inelegível e impedida de ocupar função pública. 

impeachmentpolítica brasileiraSTF

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais