Início » STF: 4 ministros já votaram pela possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre

STF: 4 ministros já votaram pela possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre

A+A-
Reset

Quatro ministros do STF já votaram a favor da possibilidade de reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.524 foi apresentada pelo PTB contra a reeleição de membros da Mesa da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura.

A Constituição Federal é clara ao proibir a reeleição ao dizer que é “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”, porém, o entendimento em vigor é que a reeleição é permitida, desde que não ocorra dentro de uma mesma legislatura.

O relator, ministro Gilmar Mendes, votou pela possibilidade de reeleição, argumentando que, hoje, ocupar o mesmo cargo por dois mandatos seguidos já é permitido no âmbito do Poder Executivo.

Apesar de ter sido inicialmente proibida na Constituição de 1988, a reeleição do presidente e dos governadores e prefeitos foi admitida pela Emenda Constitucional nº 16, aprovada em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Leia mais:

Portanto, para Gilmar Mendes, os presidentes da Câmara e do Senado devem poder disputar a reeleição, sendo limitados a dois mandatos seguidos – da mesma forma que acontece com o presidente da República. Nesse caso, para o ministro, não faz diferença se a eleição seria dentro ou fora de uma mesma legislatura.

Mesmo com esse entendimento, Maia e Alcolumbre seriam impedidos de disputar, já que não seria a primeira reeleição deles. Contudo, em seu voto, o ministro do STF defende que o novo entendimento da corte só passaria a valer dentro de um ano, permitindo assim que os presidentes atuais da Câmara e do Senado disputem uma nova reeleição em fevereiro.

O voto do ministro Gilmar Mendes foi acompanhado por Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

Já o ministro Nunes Marques concordou em parte com Gilmar Mendes – acredita que deve ser permitida uma única reeleição, mas que a regra deve começar a valer imediatamente, impedindo assim que Rodrigo Maia dispute em fevereiro de 2021 e permitindo Alcolumbre, que tentaria sua primeira reeleição.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais