Início » Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Até o momento, cerca de 20 mil famílias já tiveram o fornecimento de energia no RS restaurado nas últimas 24 horas

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O governo federal definiu, nesta sexta-feira (10), o plano emergencial para o reestabelecimento da distribuição de energia e reconstrução do parque elétrico do Rio Grande do Sul. Além disso, conta 500 eletricistas de outros estados para auxiliar as equipes locais na recomposição da rede. As Forças Armadas darão apoio no deslocamento dos profissionais. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, coordena a ação.

energia no RS

Foto: divulgação/MME

Ação acontece após fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. O plano, coordenado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem como objetivo restabelecer o fornecimento de energia, priorizando a segurança da população e a viabilidade das operações.

As concessionárias de diferentes regiões do país também compartilharão equipamentos de infraestrutura para agilizar os reparos. As distribuidoras de energia se comprometeram a doar insumos básico de saúde, higiene e colchões para a população afetada pelas chuvas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também informou que flexibilizará recursos de eficiência energética para facilitar a entrega de geladeiras, lâmpadas e chuveiros elétricos.

Fornecimento de energia no RS

Agora, cerca de 20 mil famílias já tiveram o fornecimento de luz restaurado nas últimas 24 horas. Porém, ainda há 450 mil unidades consumidoras sem energia em 162 municípios, em regiões de difícil acesso.

energia no RS

Ministro busca reestabelecer rede elétrica com plano emergencial – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Atualmente, as barragens no Rio do Sul não apresentaram alteração na situação de segurança e estão sob monitoramento contínuo.

Por fim, o Ministério de Minas, afirmou ainda que está buscando medidas legais para reduzir o impacto tarifário para as famílias do estado.

Alexandre Silveiraenergia elétricaMinistério de Minas e EnergiaO BrasilianistapolíticaRio Grande do Sul

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais