Senado aprova reforma da Previdência em segundo turno

Roque de Sá/Agência Senado

Nesta terça-feira (22), o Plenário do Senado Federal aprovou em segundo turno a reforma da Previdência (PEC 6/2019), com 60 votos a favor e 19 contrários. Os últimos destaques, um apresentado pela Rede e outro pelo PT, serão votados nesta quarta-feira (23), às 9h. O governo defende a reforma para reduzir o déficit nas contas da Previdência Social e espera uma economia de R$ 800 bilhões em até 10 anos. 

A reforma prevê uma idade mínima fixa para aposentadoria (65 anos para homens e 62 anos para mulheres), removendo a aposentadoria por tempo de contribuição. Além disso, o texto aprovado estabelece o valor da aposentadoria média de todos os salários, aumenta alíquotas de contribuição para salários acima do teto do INSS e prevê regras de transição para servidores em exercício. 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comemorou a decisão. “O Senado da República, o Congresso Nacional e a Câmara dos Deputados enfrentaram, este ano, uma das matérias mais difíceis, mas, ao mesmo tempo, mais importantes para a nação brasileira. O Parlamento mostra maturidade política, mostra responsabilidade. O Congresso Nacional cumpre com as suas responsabilidades. O Parlamento brasileiro entrega a maior reforma da previdência da história deste país para o Brasil e para os 210 milhões de brasileiros. Obrigado a todos os senadores pela paciência. Hoje o Senado Federal demonstra grandeza com a votação desta matéria. Parabéns a todos e a todas!”

Postagens relacionadas

Eleições municipais: prazo para regularizar título de eleitor é prorrogado no Rio Grande do Sul

Quem é Cármen Lúcia, nova sucessora de Moraes na presidência do TSE

Cármen Lúcia vai assumir presidência do TSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais