Ruralistas querem derrubar vetos do presidente Lula para regras para defensivos agrícolas

Foto: Freepik

Após mais de 20 anos em tramitação no Congresso, o projeto de lei estabelecendo um novo marco legal para a produção e uso de defensivos agrícolas foi finalmente aprovado em novembro de 2023. No entanto, o presidente Lula, ao sancionar a Lei 14.785/2023 em dezembro, vetou várias partes do texto.

Esses vetos causaram descontentamento na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), criticou a ação do presidente. Portanto, para ele, o projeto teve ampla aprovação no Senado, e acusou o presidente de desrespeito ao parlamento.

Leia mais! Lula sanciona com vetos lei que controla agrotóxicos

A bancada planeja discutir a reversão desses vetos após o recesso do Congresso Nacional.

Pedro Lupion – Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

Um dos pontos de preocupação para os membros da FPA é a demora na aprovação de novas substâncias que, segundo Lupion, são já utilizadas em países como os Estados Unidos e a Argentina. Ele enfatizou a necessidade de modernizar o sistema e prometeu esforços para derrubar os vetos presidenciais.

Leia mais! Agrotóxicos: projeto que flexibiliza comercialização vai à sanção presidencial

Alguns dos vetos presidenciais tratam da centralização da análise de defensivos agrícolas no Ministério da Agricultura e da liberação de produtos reanalisados. Outros vetos estão relacionados às embalagens de agrotóxicos, exigindo informações como o nome da empresa, advertências contra o reaproveitamento e a padronização das taxas de registro.

 

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais