Início » Rodrigo Maia diz que aprovação do Fundeb demonstra responsabilidade da Câmara com a educação pública

Rodrigo Maia diz que aprovação do Fundeb demonstra responsabilidade da Câmara com a educação pública

A+A-
Reset

Nesta terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) permanente, aumentando a participação da União nos investimentos em ensino infantil, fundamental e médio.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que a aprovação do Fundeb demonstra responsabilidade do Congresso com o futuro da educação brasileira. Para Maia, “são investimentos nas crianças e no futuro de tantos”.

No primeiro turno, o placar da votação foi de 499 a 7. Já no segundo turno, foram 492 a 6 e 1 abstenção. O texto agora segue para a análise do Senado. Em seis anos, a União terá sua parcela de financiamento dos atuais 10% para 23% do total do fundo, com acréscimos anuais.

O Fundeb continuará recebendo o proporcional a 20% dos impostos municipais e estaduais, bem como as transferências constitucionais dos tributos federais. O fundo garante 2/3 dos recursos que os municípios investem em educação.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais