Risco de impeachment

Arko Advice não considera o impeachment do presidente Jair Bolsonaro o cenário mais provável. A chance hoje é de 30%. A avaliação tem como fundamento algumas premissas. Vamos a elas.

Em primeiro lugar, ainda não há crime que possa ser atribuído ao presidente da República. As acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, ainda não foram confirmadas. De certa forma, o pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República pode “segurar” o andamento de um processo de impeachment na Câmara.

Apesar da pressão política que certamente sofrerá por parte dos partidos de oposição, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deverá ter cautela. Ressalte-se que todo esse episódio envolvendo a saída de Moro do governo deixou Bolsonaro altamente dependente de Maia. A decisão de acatar ou não um processo contra o presidente é de competência exclusiva do presidente da Câmara. Durante a gestão de Michel Temer, apesar de inúmeros processos apresentados contra ele, Maia não deu prosseguimento a nenhum deles.

O segundo aspecto é que, mesmo sem uma base formal no Congresso Nacional, Jair Bolsonaro conta com o apoio de algumas bancadas informais.

  Bancada ruralista Bancada da bala Bancada da Bíblia
Câmara 243 306 195
Senado 39 14 10

As três bancadas mais próximas do governo são a ruralista, a da bala e a da Bíblia. Em média, essas bancadas podem garantir 230 votos na Câmara e 21 no Senado. Com 172 votos Bolsonaro consegue evitar a abertura de um processo na Câmara, pois para aprová-lo são necessários 342 votos, e há 513 deputados na Casa.

O terceiro aspecto é que Bolsonaro ainda conta com apoio popular expressivo. Pesquisa do Datafolha (17) mostrou que sua avaliação “ótimo/bom” totaliza 36% e a “regular”, 23%. A “ruim/péssimo” ficou em 38%.

Por fim, vale mencionar a vontade e o clima político. Em 2017, duas denúncias oferecidas pela PGR contra o então presidente Temer foram rejeitadas pela Câmara. No sábado (25), até mesmo o ex-presidente Lula disse que é preciso ter cautela quanto a impeachment.

Postagens relacionadas

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais