MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou o prazo de inscrições na nova página do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). Agora, o grupo do Simples Nacional, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI) e empregadores domésticos, tem até o dia 8 de agosto para fazer o cadastro. O objetivo é tornar as comunicações trabalhistas mais eficientes e padronizadas.

Foto: divulgação/MTE

O portal permite a comunicação entre auditores fiscais do trabalho e empregadores.  Se você é um empregador, é fundamental se cadastrar no DET para evitar problemas com a fiscalização trabalhista.

A maioria dos empregadores já está cadastrada no DET. O não cumprimento desse prazo pode resultar em multas que variam entre R$ 208,09 e R$ 2.080,91, de acordo com o auditor-fiscal do trabalho Bruno Carlo Wanderley. Portanto, se você faz parte desse grupo, é crucial se cadastrar no DET o quanto antes.

Para efetuar o cadastro no DET, os empregadores devem acessar a página do Domicílio Eletrônico Trabalhista e fazer login com a conta Gov.br de nível prata ou ouro. Alternativamente, podem usar certificados digitais (e-CPF ou e-CNPJ). Após o cadastro, é possível outorgar poderes a um terceiro para acessar o DET em seu nome, por meio do Sistema de Procuração Eletrônica – SPE.

Iniciativa do MTE

DET é uma iniciativa do MTE para modernizar e digitalizar a comunicação entre auditores-fiscais do trabalho e empregadores. Nesse sentido, reduzindo a necessidade de deslocamento e tornando os processos mais transparentes. Com a página, empregadores podem receber intimações, notificações e outras comunicações trabalhistas de maneira mais rápida e segura. O sistema também permite o envio de documentação eletrônica durante ações fiscais, ajudando a reduzir custos e simplificar processos administrativos.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais