Início » Regularização Fundiária: Câmara aprova PL que reduz prazo para obter título de propriedade

Regularização Fundiária: Câmara aprova PL que reduz prazo para obter título de propriedade

A+A-
Reset
Política

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1436/23, que reduz de cinco para três anos o prazo para conversão automática do título de legitimação de posse em título de propriedade. O texto aprovado altera a Lei 13.465/17, que trata da regularização fundiária. 

regularização fundiária

Foto: Freepik

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. De acordo com o relator, deputado Antonio Andrade (Republicanos-TO), a aprovação da proposta é necessária. “A morosidade atual, por conta da pura formalidade, impacta a vida do titular da posse, e a conversão automática em três anos é prazo mais razoável”, avaliou.

Leia mais! Banco Central reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023

“Atualmente, é preciso esperar cinco anos para obter o número de matrícula do imóvel já garantido pelo título de posse”, afirmou o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP). “A fase probatória, que demanda mais tempo em função da análise de documentos, se dá antes da concessão desse título”, comparou.

O que fala a Lei 13.465/17?

Com informações da Câmara dos Deputados

Câmara dos DeputadosPLRegularização fundiária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais