Início » Banco Central reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023

Banco Central reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023

A+A-
Reset
Economia

O Banco Central (BC) reduziu de 7,7% para 7,3% a previsão de crescimento nominal do estoque de crédito em 2023. A correção foi feita no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira (28). 

O documento também aponta para dados do mercado de crédito abaixo das expectativas. A projeção de crédito para pessoas jurídicas variou de 4,4% para 3,4%, enquanto para pessoas físicas foi mantida em 9,9%.

O crédito livre caiu de 6,3% para 5,7%. Esse crédito é o que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já o crédito direcionado, que são operações de crédito regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional ou vinculadas a recursos orçamentários com destinação específica, permaneceu em 9,6%.

banco central

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para 2024, o BC projeta uma melhora nos dados, com 8,5% para o crédito total. Segundo a estimativa, o crédito para pessoas físicas deve ficar em 9,2% e, para pessoas jurídicas, 7,4%. O crédito livre fica em 7,9% e em 9,3% para crédito direcionado. 

Leia mais! IBGE: 47,8% das empresas industriais adotou o teletrabalho em 2022

“A aceleração deve ser impulsionada pelo segmento de crédito livre para pessoas jurídicas, com a dissipação dos impactos dos eventos envolvendo grandes empresas. Por sua vez, espera-se que o crédito para pessoas físicas exiba trajetória de ligeira desaceleração, tanto nas operações com recursos livres como nas com recursos direcionados, refletindo, entre outros fatores, os níveis elevados de endividamento e comprometimento de renda e o menor crescimento da renda das famílias”, destaca o relatório.

Banco CentralInflaçãotaxa de juros

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais