Quem é Baleia Rossi, candidato a presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Baleia Rossi e o ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra. Foto: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, conhecido como Baleia Rossi (MDB-SP), é um dos pré-candidatos que disputam pelo apoio de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição pela presidência da Câmara dos Deputados, que deve ocorrer em fevereiro de 2021. Deputado federal desde 2014, foi presidente regional do MDB em São Paulo e atualmente chefia o diretório nacional do partido.

Rossi ganhou visibilidade no último ano por ser autor de uma das propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso: a PEC 45 de 2019, que se baseia no projeto do economista Bernard Appy. Teve atuação expressiva como líder do MDB na Câmara na articulação da Reforma da Previdência.

O principal argumento a favor da escolha de Baleia Rossi como candidato do grupo de Maia à presidência da Câmara é que seria a melhor forma de manter unidos os votos do MDB. Como o voto é secreto, há quem receie infidelidade dos parlamentares.

Leia mais:

Por outro lado, devido ao papel central que o MDB desempenhou no impeachment de Dilma Rousseff, partidos da oposição, que também são visados na articulação de Maia, possuem maior resistência ao nome de Baleia Rossi.

Trajetória política

Rossi é filiado ao MDB desde o início de sua vida política, que começou na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto (SP), onde ocupou uma cadeira por três mandatos. Quando já era deputado federal, chegou a se candidatar à prefeitura do município, mas perdeu no segundo turno.

Polêmicas

O deputado vem de família de políticos – é filho do ex-deputado federal Wagner Rossi, que foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos governos Lula e Dilma. Wagner Rossi deixou o cargo em 2011, sob suspeita de participar de esquema de corrupção dentro do ministério. Em 2018, a família de Rossi se viu, pela segunda vez, no centro de uma investigação de corrupção. De acordo com investigação da Polícia Federal, Paulo Luciano Tenuto Rossi, o irmão do presidente do MDB, teria recebido R$ 1 milhão que seria proveniente de caixa dois da Odebrecht.

Além da relação familiar, as investigações não apontaram participação ou ligação de Baleia Rossi nesses dois casos.

Por outro lado, o nome de Rossi foi citado, em 2016, na investigação sobre um grupo de parlamentares que extorquia empresas responsáveis pelo fornecimento de merenda em São Paulo. Em 2018, o inquérito contra Rossi foi arquivado a pedido do STF.

Principais defesas e opiniões

>> Relação com o governo. Na convenção do MDB em que foi eleito presidente, Baleia Rossi defendeu que o partido tenha uma postura de maior independência do governo. “Nosso partido foi até conhecido como o partido da governabilidade, mas, por isso, nós pagamos um preço muito alto também. Precisamos escolher nossas bandeiras, ter a nossa identidade, precisamos saber que é possível viver sem governo. Precisamos de agenda, mas não precisamos de governo para sobreviver, porque o MDB é maior do que isso”, discursou.

>> É contra o impeachment de Bolsonaro. Apesar de defender a independência do partido em relação ao governo federal, o deputado vem rebatendo o argumento dos colegas que falam em impeachment do presidente. “Entendo que o impeachment desestabilizaria nosso país, então acho que no meio de uma pandemia querer discutir isso é um desserviço ao nosso país, aos brasileiros, às famílias que estão enlutadas”, disse à CNN.

>> Ciclo de reformas. Baleia Rossi é entusiasta da agenda de reformas. Foi um apoiador da Reforma Trabalhista, motivo pelo qual, na época, conquistou o antagonismo dos partidos de esquerda. Por ser autor de um dos textos que tramitam no Congresso, Rossi é defensor da aprovação rápida da Reforma Tributária. “O tema reforma está absolutamente maduro. Seria muito prejudicial ao País não conseguirmos votar até o recesso parlamentar de dezembro”, disse o deputado ao jornal Estado de S.Paulo.

>> Manutenção do Teto de Gastos. “Essa foi uma grande conquista do país. O teto organizou nossa economia contra a gastança desenfreada e sem responsabilidade fiscal”, disse ao Valor Econômico.

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Agentes da Abin protestam contra o atual diretor-geral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais