Quem é Aloizio Mercadante, cotado para sucessão da Petrobras?

Frente aos rumores de uma substituição no comando da Petrobras, o nome de Aloizio Mercadante surge como possível sucessor de Jean Paul Prates. A troca se daria em meio a fritura política do chefe da estatal, que enfrenta críticas após desgastes gerados pelas discussões sobre o pagamento de dividendos da empresa.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Aloizio Mercadante, 68 anos, é economista, mestre pela Unicamp e doutor pela USP. Iniciou a atuação política no movimento estudantil durante a ditadura militar. Além disso, foi candidato a vice-presidente na chapa de Lula na eleição de 1994. Porém, foi derrotado no pleito.

Foi duas vezes deputado federal (1991-1995; 1999-2003) e uma vez senador por São Paulo (2003-2010). Também atuou em pastas durante as gestões petistas, sendo nomeado ministro de Ciência e Tecnologia (2011-2012); da Educação (2012-2014;2015-2016); e da Casa Civil (2014-2015) do governo Dilma Rousseff.

Mercadante é ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, entidade de formação política do PT. Em 2022, coordenou a campanha de Lula e, após eleito, assumiu a coordenação política do gabinete de transição de governo. Atualmente, comanda o BNDES. É defensor da austeridade fiscal, e foi um dos principais defensores das medidas que restringiram o acesso a benefícios previdenciários e trabalhistas durante o governo Dilma.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Apesar de ser cotado como possível sucessor de Prates na Petrobras, Mercadante estaria resistente à mudança. No entanto, caso ela ocorra, Nelson Barbosa, diretor de planejamento do BNDES, seria o herdeiro natural do comando do banco.

Postagens relacionadas

Ministério da Fazenda esclarece que Desenrola Brasil foi encerrado

Senado vota urgência da análise do projeto da desoneração da folha

Projeto de Lei 10565/18 propõe inclusão financeira para pessoas com deficiência visual

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais