PSDB define hoje modelo a ser adotado nas prévias do partido

Foto: Rodger Timm

O diretório nacional do PSDB se reúne nesta terça-feira (8) para decidir como serão feitas as prévias para escolher qual será o candidato da sigla lançado à presidência da República.

Diferente do que queria o governador de São Paulo, João Doria, a comissão que trata do assunto dentro do partido propôs um sistema em que os filiados são divididos em quatro grupos, sendo que cada grupo tem peso de 25% na escolha do candidato. Dentro do grupo que inclui deputados federais, senadores e governadores, tem maior peso o voto dos estados com o maior número de representantes eleitos.

Doria demandava que o voto de todos os filiados tivesse o mesmo peso, o que acabaria por dar maior influência aos votantes do estado de São Paulo, que tem o maior número de filiados. A proposta chegou a ser apresentada dentro da comissão mas foi rejeitada. Por outro lado, o modelo sugerido pela comissão favorece o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Vale destacar que, apesar do trabalho da comissão, o diretório nacional do PSDB pode optar por não adotar o sistema sugerido.

Postagens relacionadas

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais