Projeto de lei proíbe partido de pagar salário a políticos

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado analisa proposta que veta o pagamento de salário por partidos para políticos em exercício.  O projeto de lei do senador Cleitinho (Republicanos-MG), prevê a proibição de que as siglas remunerem seus políticos em exercício. Além disso, o projeto muda a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096, de 1995) em relação à aplicação dos recursos das siglas.

Leia mais! CONGRESSO AVALIARÁ 27 VETOS PRESIDENCIAIS

 O senador explica que a proposta tem como finalidade conferir a moralidade ao gasto do partido. Portanto, essa condição deve ser considerada independentemente se o político é de direita ou de esquerda. De acordo com Cleitinho, pagar salários a agentes políticos em exercício é uma conduta errada. Atitude que segundo ele, tem como objetivo gastar dinheiro público para manter padrão de vida de pessoas privadas.

Cleitinho – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

As comissões temáticas ainda não analisaram o projeto apresentado em dezembro de 2023, que se aprovado, pode impactar congressistas que acumulam cargos e funções em suas siglas. Além disso, o senador afirma que a proposta pode atingir até mesmo o presidente Lula.

Leia mais! ORÇAMENTO E REONERAÇÃO DA FOLHA MOVIMENTAM A SEMANA POLÍTICA. CONFIRA

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), o agente político é quem ocupa cargo por meio de eleição ou nomeação. Cuja competência esteja prevista na Constituição, como os chefes de Poder Executivo e integrantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, além de ministros de Estado e de secretários estaduais.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais