Pacheco afirma que Senado aprovará novo Código Eleitoral

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a Casa aprovará um novo Código Eleitoral até o fim deste ano. A declaração ocorreu, nesta sexta-feira (19), em Zurique, na Suíça.

Na ocasião, o chefe da Casa considerou que existe uma  – boa maioria – para aprovar uma reformulação dos sistemas político e eleitoral do país. De acordo com Pacheco, em 2023, as lideranças do Senado – ignoraram – a minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara dos Deputados.

Leia mais! TSE recebe sugestões sobre regras para eleições municipais 

Entraves no Código Eleitoral

Desde 2021, o Código Eleitoral está travado no Senado, ano que a Câmara aprovou a proposta. O projeto é considerado uma reforma mais ampla do sistema eleitoral.

Ainda, de acordo com Pacheco, a expectativa é que, junto do Código Eleitoral, a Casa discuta o fim da reeleição, bem como novos mandatos de cinco anos. Na ocasião, ele defendeu unificar as eleições a cada cinco anos.

Rodrigo Pacheco, Lula e Arthur Lira – Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Leia mais! Eleições municipais: Lula, Bolsonaro, ministros e governadores atuarão como cabos eleitorais

– Meu propósito, particularmente, é colocar fim à reeleição no Brasil, com a coincidência de mandatos e coincidência de eleições, com mandatos de 5 anos – pontuou Pacheco.

Para ele, as medidas podem propor economia ao Orçamento da União.

Leia mais! Confira o calendário eleitoral para as eleições 2024

– Além da economia de dinheiro, o mais importante disso é que o Brasil sai de um estado de permanência eleitoral, de perenidade de discussão eleitoral, porque termina uma eleição e começa a outra – defendeu Pacheco.

 

 

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais