Partidos de esquerda formalizam apoio a Baleia Rossi

Dep. Baleia Rossi (MDB - SP) concede entrevista coletiva. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Em reunião na tarde desta segunda-feira (4) a bancada do PT decidiu apoiar a candidatura Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados. A votação foi apertada: 28 deputados votaram pelo apoio ao emedebista enquanto 23 votaram pelo lançamento de um candidato próprio.

Junto ao PT, também vão aderir ao nome outros partidos de oposição: PSB, PDT, Rede e PCdoB. Como mostrou O Brasilianista, as siglas já haviam decidido apoiar Baleia Rossi, mas aguardavam o PT para que a divulgação fosse feita de forma conjunta.

A adesão dos partidos da oposição é negociada há meses pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mobilizador do bloco de 11 partidos criado visando a eleição que deve ocorrer em fevereiro.

A decisão do PT de apoiar Baleia Rossi foi tomada como forma de fazer frente a Arthur Lira (PP-AL), nome defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. 

“Nós não estamos escolhendo o ideal para o PT, estamos escolhendo o que, de forma pragmática, oxigena o processo democrático no Congresso”, explicou o deputado Zé Neto (PT-BA) ao Brasilianista.

Também pesou o fato de que o PT atualmente é o partido com a maior bancada da Câmara, com 52 deputados, mas não ocupa nenhum cargo na Mesa Diretora. Por isso, na negociação pelo apoio do partido, ficou definido que a sigla será a primeira da fila na hora da divisão dos cargos, segundo o que dizem os deputados petistas. Na avaliação de parlamentares, o PT não poderia correr o risco de ficar mais dois anos sem um assento na Mesa.

Antes de declarar apoio à Baleia, a oposição apresentou uma carta com uma série de pautas a serem defendidas por Baleia Rossi. Estão na lista: a defesa da renda básica e a garantia de ferramentas para questionar o governo, como a convocação de ministros para prestar contas e a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), além de “não abrir mão dos instrumentos constitucionais para assegurar o respeito à Constituição, às leis, às instituições e à democracia”.

Postagens relacionadas

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais