Partido Democrata realiza primárias para eleições nos EUA sem Biden nesta terça

Foto: NASA/Bill Ingalls

O partido Democrata realiza, nesta terça-feira (23), em Nova Hampshire, a primeira etapa para escolher seu representante nas eleições nos EUA sem o nome do atual presidente Joe Biden nas cédulas de votação. 

Leia mais!  ELEIÇÕES NOS EUA: COMO A DESISTÊNCIA DE DESANTIS FAVORECE TRUMP

Os eleitores poderão ainda escrever o nome do presidente se desejarem, mas as opções listadas pelos democratas serão o deputado pelo estado de Minnesota Dean Phillips e a autora Marianne Williamson. 

Nas últimas primárias, em 2020, Biden não obteve um bom desempenho no estado e o partido optou por retirar seu nome das cédulas e preservar sua campanha deste ano. Antes disso, a legenda tentou levar para Carolina do Sul a primeira votação, onde Biden obteve uma vitória que reanimou sua campanha na última corrida presidencial, mas não obteve sucesso. 

Candidato democrata, deputado Dean Phillips. Foto: Reprodução Twitter / Dean Phillips

Seu adversário na disputa, Dean Philips, questionou a decisão de retirar o nome de Biden da votação.  O deputado argumentou que presidentes que tentaram a reeleição demonstraram bom desempenho no estado. 

— Eu acho que as pessoas deveriam prestar atenção na força que um atual presidente tem. Quando Bill Clinton foi reeleito, ele conseguiu 84% em Nova Hampshire. Quando Barack Obama foi reeleito, ele conseguiu 81%. Então, eu acho que esse deveria ser o padrão esperado. Quanto Joe Biden consegue em Nova Hampshire?

Leia mais! TRUMP VENCE PRIMEIRAS PRÉVIAS PARA ELEIÇÕES DOS EUA EM IOWA

Apesar da decisão não agradar o eleitorado local, Nova Hampshire não é considerado um dos estados fundamentais na corrida eleitoral. Ainda que seu adversário Dean Phillips consiga um bom desempenho nestas primárias, a expectativa é que Biden percorra um caminho tranquilo para confirmar sua candidatura para a Casa Branca

Postagens relacionadas

Governadores defendem reforma administrativa durante evento em Nova Iorque

Inteligência artificial poderá redigir sentenças no STF, diz Barroso

Projeto visa proteger pequena propriedade rural em casos de desastres naturais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais