Eleições nos EUA: como a desistência de DeSantis favorece Trump

Foto: divulgação/Casa Branca

Ainda que distante da votação do dia 5 de novembro, Donald Trump ganha força para disputar as eleições nos EUA com a desistência de candidatos republicanos nas prévias do partido. Depois de Vivek Ramaswamy e do senador Tim Scott saírem da corrida eleitoral, foi a vez do governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciar o fim de sua campanha e apoio ao ex-presidente, nesse domingo (21). 

Com a desistência de DeSantis da disputa, após larga vitória de Donald Trump em Iowa, resta apenas Trump e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, como possível representante do Republicanos na eleição para a presidência. 

Leia mais! YOUTUBE DE TRUMP É SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO

Apesar de os apoiadores de Nikki Haley comemorarem a notícia da retirada de campanha de DeSantis, a notícia não é das mais animadoras para a candidata. Isso porque, em seu anúncio, o governador da Flórida anunciou seu apoio a Trump. 

Com isso, o eleitorado de Trump ganha fôlego. Portanto, e o ex-presidente, provavelmente, deve conquistar pelo menos 50% dos votos em Nova Hampshire, onde ocorre a próxima etapa das prévias dos Republicanos. 

A tendência transparece no levantamento conduzido pela Universidade de Nova Hampshire, a pedido da emissora CNN, em que informa que Trump deve herdar 62% dos votos que iriam para DeSantis. Segundo a pesquisa, Nikki Haley receberia apenas 30% desses votos. 

Foto: Evan Vucci/ AP

Novo cenário

Outra pesquisa, da Universidade Suffolk, em Boston, indica que 57% dos eleitores de DeSantis têm Trump como segunda opção. Enquanto, apenas, 33% declararam preferência por Haley. O diretor da pesquisa feita pela Universidade Suffolk, Daviv Paleogos, avaliou o novo cenário. 

— Em todas as pesquisas de intenção de voto, Trump ficou com pelo menos 50% e sua vantagem só cresceu desde domingo — avaliou. — Em um cenário com dois candidatos, se ele não chegar a 50% não vencerá. Mas, a esta altura, isso parece improvável. 

Leia mais! CÂMARA DOS DEPUTADOS DOS EUA COMEÇA DEBATER IMPEACHMENT DE TRUMP

Apesar do eleitorado de DeSantis ser estimado em torno de 6%, uma pequena diferença pode ser decisiva em uma disputa acirrada. Após Nova Hampshire, os republicanos irão disputar as prévias no estado de Nevada, em fevereiro.

Postagens relacionadas

IBDL elege nova diretoria e planeja 2º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo

Eleições 2024: PSDB planeja lançamento da pré-candidatura de Datena

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais