Início » Padilha se reúne com líderes para tentar acordo sobre vetos

Padilha se reúne com líderes para tentar acordo sobre vetos

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reúne-se, nesta quarta-feira (6), com as lideranças do Congresso Nacional para tentar chegar a um acordo para a deliberação dos vetos presidenciais.

Leia também! COP 28: Lira afirma que “combustível do futuro” é prioridade

A sessão conjunta do Congresso Nacional para a deliberação de vetos deve ficar para a próxima semana. Apuração da Arko aponta que o novo adiamento se dá pela falta de um consenso em torno da manutenção de vetos. Entre eles, o Carf e o Arcabouço Fiscal, além doesvaziamento do Legislativo em razão da COP 28.

Lula

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O governo tenta articular para manter os vetos ao arcabouço fiscal, Carf, marco de ferrovias, lei geral do esporte, desoneração da folha e marco de garantias.

Com o retorno dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, ao Brasil, haverá uma tentativa de realizar a sessão na próxima semana. Contudo, com o recesso do Legislativo próximo e o acúmulo de pautas econômicas pendentes de análise, a sessão de vetos pode ser novamente adiada.

O veto ocorre quando há a discordância do presidente da República com projeto de lei aprovado pelas Casas Legislativas.

A Constituição determina que ocorra a apreciação pelos parlamentares em sessão conjunta. É necessário a maioria absoluta dos votos de Deputados e Senadores para sua rejeição.

Leia também! Câmara aprova isenção de ICMS para transferência de produtos entre estabelecimentos

Após 30 dias do seu recebimento, o veto consta automaticamente na pauta do Congresso Nacional, sobrestando as demais deliberações até a sua votação.

Congresso NacionalLegislativosanção presidencialVetos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais