Novo Código Comercial pode ser apreciado no Plenário do Senado na próxima semana

Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou esta semana que o Projeto de Lei do Senado (PLS) 487/2013, que disciplina a organização e a exploração de empresas nas áreas de direito societário, contratual, cambial e comercial marítimo, conhecido como o “Novo Código Comercial”, deve ser incluído na pauta do Plenário da Casa na próxima semana.

A matéria, que foi elaborada por um grupo de juristas e apresentado pelo então presidente da Casa, senador Renan Calheiros (MDB-AL), traz inovações em seu texto como a figura do empresário individual, que poderá se inscrever no Registro Público por meio eletrônico. Fica determinado que ele exercerá a atividade em regime fiduciário e, no caso de falência, o patrimônio pessoal não pode ser usado para pagar dívidas da atividade empresarial.

O projeto, com quase mil artigos, também contempla temas como concorrência desleal, concorrência parasitária, comércio eletrônico, tipos de sociedade, registro contábil, processo empresarial, falência, operações societárias, contratos empresariais e comércio marítimo.

Em dezembro do ano passado, foi aprovada a última versão por meio do relatório do ex-senador Pedro Chaves, no âmbito da comissão temporária para reforma do Código Comercial.

Postagens relacionadas

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais