O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nessa quarta-feira (10), o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Efrain Pereira da Cruz. Em seu lugar, assume Arthur Cerqueira Valerio, de acordo com publicação no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (11).
Leia mais! Governo antecipa para março aumento de biodiesel em combustível
Efrain Cruz ocupou o cargo no início de 2023 após um longo debate sobre o melhor nome para a vaga. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tinha outras preferências, como Bruno Eustáquio. Apesar de ser considerado um nome técnico pelo setor, ele e outros foram barrados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por suas atuações no governo anterior, de Jair Bolsonaro.
Ao longo do ano, Efrain Cruz e Alexandre Silveira divergiram na condução de temas da pasta. Após negociação com o governo e com o aval do setor, Silveira conseguiu a aprovação do nome de Arthur Valerio para ser secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia.
Valerio é advogado na Advocacia-Geral da União e trabalhava até o momento como consultor jurídico do MME. Anteriormente, ele obteve cargos nos governos de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e foi consultor jurídico da União durante o mandato de Jair Bolsonaro.
Leia mais! “Energias da Amazônia” promove transição energética inclusiva, diz Alexandre Silveira
A avaliação do setor é de que Arthur Valerio é um nome técnico, com bom trânsito com os partidos de centro, experiência no setor e em outras pastas, como o Ministério dos Transportes.