Maia afirma que teto de gastos públicos é “sólido”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o teto para os gastos públicos é “sólido” e que revisar as normas no intuito de aumentar despesas é “besteira”, contrariando o que foi dito pelo presidente Jair Bolsonaro quando perguntado sobre a flexibilização da regra.

Bolsonaro afirmou que “é uma questão de matemática” uma vez que as despesas obrigatórias vêm crescendo e que pode vir a cortar a luz dos quartéis “se nada for feito”. Maia, contudo, afirmou: “O teto está sólido. Não adianta aumentar gasto se não reduzir despesa, é besteira. Vai ter que aumentar imposto e aumentar multa e dívida”.

A regra em questão foi proposta pelo governo Michel Temer, em 2016, e aprovada em Congresso, e determina que os gastos da União só poderão crescer conforme a inflação dos 12 meses anteriores à elaboração do Orçamento desta. Bolsonaro, à época deputado federal, votou favoravelmente ao projeto.

Maia avalia que o presidente quer mudar a regra porque alguns ministros alegam já terem esgotado o orçamento de suas respectivas pastas e que estes entraram em pânico ao verem o orçamento proposto pelo governo para 2020.

Postagens relacionadas

Guilherme Boulos sai em defesa de Lula após evento em São Paulo

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais