Início » Lula será candidato à reeleição em 2026, projeta Haddad

Lula será candidato à reeleição em 2026, projeta Haddad

A+A-
Reset
Política

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que uma nova candidatura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 é consenso na base do Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevista ao jornal O Globo, Haddad comentou o clima na sigla em relação à sua atuação à frente da pasta

— Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute.

Leia mais! Com vetos, Lula sanciona LDO com défict zero em 2024

O presidente Lula é a principal liderança do partido há décadas. Após a candidatura de 2018 e protagonismo na política econômica neste ano, Haddad é um possível sucessor do líder sindical. 

— Ao mesmo tempo que é um trunfo ter uma figura política dessa estatura por 50 anos à disposição do PT, também é um desafio muito grande pensar o day after

Haddad esclareceu que sua candidatura em 2018 ocorreu sob circunstâncias particulares, quando Lula estava preso e impedido de participar das eleições.

Segundo o ministro, ele tentou sensibilizar outros atores políticos como Ciro Gomes (PDT) e Jacques Wagner (PT) para ocuparem a vice-presidência então, mas ele foi o encarregado de participar do pleito em 2018. 

Ministro Haddad comenta candidatura de Lula à presidência em 2026

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em entrevita coletiva. Foto: Washington Costa/MF

PT critica Haddad e elogia Lula

O prestígio que Lula tem por Haddad não é compatilhado pela base do partido. Em convenção nacional neste ano, o PT aprovou um documento que classifica a política econômica do ministro como ‘austericídio’, termo utilizado para caracterizar cortes de gastos que impedem políticas públicas essenciais.

O movimento de oposição foi liderado principalmente pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR). Para Haddad, há uma contradição entre as críticas e a celebração de indicadores econômicos por parte de seus colegas. 

— Olha, é curioso ver os cards que estão sendo divulgados pelos meus críticos sobre a economia, agora por ocasião do Natal. O meu nome não aparece. O que aparece é assim: “A inflação caiu, o emprego subiu. Viva Lula!” E o Haddad é um austericida.

Entre os índices citados, há a superação das expectativas do Produto Interno Bruto, queda dos preços de alimentos, volta do Brasil à nona posição no ranking de maiores economias mundiais, redução da classificação de risco de investimento e outros. 

Leia mais! Lula reajusta salário mínimo para R$ 1.412

— Não dá para celebrar Bolsa, juros, câmbio, emprego, risco-país, PIB que passou o Canadá, essas coisas todas, e simultaneamente ter a resolução que fala “está tudo errado, tem que mudar tudo”.

EleiçõeshaddadLulaPT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais