Início » Lula institui Política Nacional de Cibersegurança no Brasil
Política

Lula institui Política Nacional de Cibersegurança no Brasil

A+A-
Reset

O presidente Lula instituiu a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), por meio de Decreto presidencial publicado, nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União. A medida ocorreu após Lula receber ameaças em redes sociais. Além disso, a primeira-dama, Janja, teve seu perfil no X, antigo Twitter, hackeado. Ainda, de acordo com a medida, o objetivo é orientar a atividade de segurança cibernética no país.

A PNCiber contempla, conforme o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), um conjunto de necessidades apontadas por diferentes instituições e especialistas em cibersegurança para melhorar a governança nacional sobre a temática. Nesse sentido, a finalidade é adequar o que há de mais moderno no mundo ao arcabouço e à cultura institucional do país. A política é da maior urgência e relevância, posto que o Brasil é um dos países mais atacados em ambientes virtuais.

Leia mais! Presidente do Banco Central defende combate a contas fantasmas

Lula

Janja e Lula – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A política tem como alguns de seus objetivos promover a cibersegurança no Brasil e fortalecer a atuação diligente no ciberespaço. Além disso contribuir para o combate aos crimes cibernéticos e às demais ações maliciosas nesse ambiente. A PNCiber possui como instrumentos a Estratégia Nacional de Cibersegurança (e-Ciber) e o Plano Nacional de Cibersegurança (p-Ciber).

O decreto decreto 11.856/2023 institui ainda o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que será composto por representantes do governo, da sociedade civil, de instituições científicas e de entidades do setor empresarial, que se reunirão trimestralmente.

Leia mais! Mercosul: Lewandowski assume presidência de Tribunal em 2024

Ainda, entre as competências do Comitê estão propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança e ainda sugerir estratégias de colaboração para o desenvolvimento da cooperação técnica internacional em segurança cibernética. O GSI exercerá a Secretaria Executiva do CNCiber.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00