Lula estimula empreendedorismo para jovens do campo

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Lula sancionou, nesta terça-feira (5), a Lei 14.666 para preparar os jovens de 15 e 29 anos para se tornarem agentes de desenvolvimento rural. A nova política tem como base a educação empreendedora e a difusão de tecnologias e inovações no meio rural como principais ferramentas para o desenvolvimento sustentável, competitividade econômica e fixação do jovem no campo.

As ações fazem parte da Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEEJC) que possui quatro eixos: educação empreendedora, capacitação técnica, acesso ao crédito e difusão de tecnologias no meio rural.

No educativo, o plano busca a inserção do ensino de empreendedorismo nas escolas rurais e técnicas, bem como universidades. Além da formação integral do jovem e o estímulo ao protagonismo nas atividades direcionadas ao desenvolvimento do setor.

A técnica busca levar conhecimento para produção, comercialização e gestão econômico-financeira dos empreendimentos rurais em atividades agroextrativistas, florestais, artesanais, de agroturismo, pesca e aquicultura.

Para a difusão de tecnologia, estão previstos investimentos em pesquisas de tecnologias para agricultura familiar e empreendimentos rurais. Já o acesso às linhas de crédito será para jovens do campo e cooperativas dentro da faixa etária atendida pelo programa.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais