Início » Lewandowski renuncia presidência do Tribunal do Mercosul

Lewandowski renuncia presidência do Tribunal do Mercosul

A+A-
Reset
Política

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski renunciou a presidência do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul, nessa quarta-feira (17). O ministro deixou o cargo pouco antes de assumir a pasta. A posse está prevista para 1º fevereiro.

Leia mais! A construção da Frente Ampla em SP

O ministro Lewandowski avisou, por meio de nota, sobre a decisão ao Itamaraty. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, o Mercosul recebeu o comunicado no mesmo dia.

Como presidente do TPR, Lewandowski era responsável principalmente pela coordenação dos trabalhos dos tribunais desde de 1º de janeiro. Contudo, a sede ficava em Assunção, no Paraguai.

Escolha de Lula

O nome de Lewandowski foi acertado em três reuniões com o presidente Lula. Contudo, a escolha por um nome apartidário pode trazer implicações políticas, uma vez que a saída de Flávio Dino representa um assento a menos para o PSB na Esplanada, sigla aliada ao presidente Lula.

Lewandowsk

Lewandowski, Lula e Dino – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia mais! Eleições municipais: Lula, Bolsonaro, ministros e governadores atuarão como cabos eleitorais

Além disso, o ex-ministro manteve uma posição divergente durante o Mensalão e foi um dos principais críticos da Operação Lava-Jato. Lewandowski se aposentou em abril do ano passado, pouco antes de completar 75 anos, idade em que a saída do cargo é compulsória. O ministro Cristiano Zanin foi quem ocupou a cadeira vaga.

 

 

Flávio DinoLulaMercosulMinistério da Justiça e Segurança PúblicapolíticaRicardo Lewandowski

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais