Início » Inclusão de biogás na matriz energética será discutido na Câmara

Inclusão de biogás na matriz energética será discutido na Câmara

O biogás representa menos de 0,1% da matriz energética brasileira, afirma Arnaldo Jardim

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para estudar iniciativas para a transição energética vai debater na próxima sexta-feira (6) a inserção do biogás/biometano na matriz energética. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que pediu o debate, afirma que a produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil poderia substituir 70% do consumo nacional de óleo diesel.

– Em vez disso, o biogás representa menos de 0,1% da matriz energética brasileira – afirma o parlamentar.

Leia mais! FUNDO AMAZÔNIA RECEBE INVESTIMENTO DE R$ 726 MILHÕES EM 2023

O deputado ainda acrescenta que a geração a partir do biogás reúne atributos necessários ao sistema elétrico. Uma delas é a capacidade de produção quando o sistema mais precisa. Bem como, a possibilidade de armazenar e alto fator de capacidade, além da geração em localidades aonde a rede elétrica não chega ou é precária.

biogás

Arnaldo Jardim – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

– Nesta audiência pública, pretende-se conhecer as experiências nacionais já implantadas e analisar a viabilidade econômica de replicar tais modelos de produção no país – pontuou Jardim.

Biogás

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a produção de biogás faz parte do ciclo global do carbono. Além disso, o principal método de produção é a quebra biológica de material orgânico na ausência de oxigênio, conhecida como digestão anaeróbica. Em plantas industriais, os micro-organismos digerem a matéria-prima em um reator controlado, produzindo com 50% a 70% de metano.

Foto: Reprodução/BNDES

Leia mais! NÃO HÁ NENHUM RISCO DE OBSTRUÇÃO DESSE PROCESSO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DA ABIN, DIZ MARCO CEPIK

Com isso, o biogás pode ser melhorado por vários métodos (absorção, adsorção, filtração por membrana, separação criogênica). Resultando em uma elevação da percentagem de metano. Bem como, na aproximação do biogás ao gás natural fóssil, o que permite seu uso intercambiável.

Arnaldo JardimbiógasCâmara dos Deputadoscarbonoóleo diesel

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais