Início » Governo cria aplicativo que facilita doação de sangue em todo o país

Governo cria aplicativo que facilita doação de sangue em todo o país

A+A-
Reset
Política

O Ministério da Saúde (MS) criou a plataforma miniapp Hemovida, integrada ao ConecteSUS, com o objetivo de facilitar a doação de sangue por voluntários. O aplicativo gratuito está disponível para download nas principais lojas de aplicativos, nesta segunda-feira (27). A plataforma poderá obter a carteira virtual do doador com as informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.

O doador também terá um registro pessoal e útil em emergências. Além disso, contará com o histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas, bem como as agendadas. Ainda, por meio do aplicativo, a pessoa poderá optar por fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.

Leia mais! Privatização da Sabesp avança na Assembleia e sindicatos anunciam greve

Assim, o doador contará com os serviços hemoterápicos para identificar a localização da rede de saúde mais próxima, onde doar, bem como receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.

O MS informou que o Hemovida vai facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros.

– O aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas – afirma a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.

Imagem reproduz tela de celular divulgando aplicativo criado pelo governo para doação de sangue

Foto: divulgação/Google Play

Quem pode fazer doação de sangue?

Leia mais! CNI: indústrias possuem grande foco na redução dos resíduos sólidos

Para ser doador é necessário ter de 16 a 69 anos – na faixa entre 16 e 18 anos, mas é preciso ter consentimento dos responsáveis. Aqueles que têm de 60 a 69 anos só podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Contudo, é preciso pesar no mínimo 50 quilos, além de estar em bom estado de saúde. Os homens só podem fazer quatro doações por ano. Entretanto, no caso das mulheres, três.

O Ministério da Saúde recomenda que o candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

ministério da saúdeSUS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais