Início » Gaza: grupo com 48 repatriados chegam ao Brasil

Gaza: grupo com 48 repatriados chegam ao Brasil

A+A-
Reset
Política

Nesta segunda-feira (11), um grupo 48 repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea de Brasília. O voo durou aproximadamente 15 horas. Desde outubro, quando começou a guerra entre Israel e o Hamas, o Brasil já repatriou 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros, mas também 53 animais domésticos. Ao total, a FAB já realizou 11 voos de repatriação.

No sábado (9), o grupo de repatriados receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em direção ao Egito. No Cairo, os diplomatas brasileiros receberam o grupo. Em seguida, eles embarcaram para o Brasil.

Leia mais! Israel: FAB faz novo voo de repatriação de brasileiros

O Itamaraty informou que da lista de 102 pessoas enviada pelo Brasil às autoridades israelenses, 24 não foram autorizadas a cruzar a fronteira, incluindo sete palestino-brasileiros. De acordo com a pasta, a maioria dos barrados é de homens. Ainda, o governo brasileiro não soube explicar o motivo dos impedimentos. Conforme o Palácio do Planalto, não há previsão de novo voo de repatriação.

Desde outubro, já foram repatriados 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros

De 102 pessoas, 24 não foram autorizadas a cruzar a fronteira – Foto: Divulgação/FAB

O secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão, disse que no primeiro momento, os repatriados ficarão de dois a três dias em Brasília.

Assistência social ao repatriados

– A primeira etapa é do apoio psicológico, de imunização, de estabelecer contato com familiares e parentes e a questão da documentação. Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento e alimentação. Um suporte para reconstituírem a trajetória, já que vêm de situação bastante complexa – acrescentou Quintão.

Leia mais! Israel: Mais de 2,3 mil brasileiros solicitam repatriação 

No dia 13 de novembro, após diversas negociações, 32 brasileiros foram repatriados de Gaza e desembarcaram no país. Nesse sentido, o presidente Lula os recebeu na Base Aérea de Brasília.

 

FABGuerraIsraelItamaraty

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais