Senado aprova indicação de Flávio Dino ao STF

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (13), a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) por 47 votos a favor e 31 contrários, além de 2 abstenções. Dino ocupará a vaga de Rosa Weber.

Leia também! STF rejeita vínculo empregatício de corretor de imóveis

O placar apertado supera apenas a votação de André Mendonça em 2021, que conseguiu uma diferença de 15 votos. Flávio Dino é o primeiro senador indicado para o STF desde 1994, quando Itamar Franco indicou Maurício Corrêa (1934-2012) à Corte.

Ministra Rosa Weber e Flávio Dino ao fundo. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Sabatina na CCJ

Antes da votação em Plenário, Dino passou por uma sabatina de mais de dez horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ao lado do indicado à Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Gonet. Dino foi aprovado no colegiado por 17 votos a 10, e Gonet por 23 a 4.

Apesar da contrariedade da oposição do governo em relação à indicação, a sessão ocorreu de maneira ordeira. Durante a sabatina, os indicados responderam perguntas sobre diversos temas, incluindo liberdade de expressão, casamento homoafetivo e segurança pública.

Leia também! STF retoma julgamento sobre licença-paternidade

Em seu discurso, o ex-governador do Maranhão ressaltou o respeito pela Suprema Corte, e afirmou saber a diferença entre cargo político e de juiz. “No Supremo, diferente da política, todas as togas são da mesma cor. Ninguém adapta a toga ao seu sabor”, disse.

Perfil de Dino

Flávio Dino é graduado em direito pela UFMA e mestre em Direito pela UFPE. Atuou como juiz federal por 12 anos, com passagens pela presidência da Ajufe e CNJ. Lançou-se à vida política e elegeu-se deputado federal e governador do Maranhão por dois mandatos. Hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, também é professor de direito constitucional na UFMA.

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais