O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi recebido nesta sexta-feira (20) pelo presidente da China, Xi Jinping, em Pequim. O encontro ocorreu em meio ao Fórum Cinturão e Rota, que comemora dez anos do programa internacional de investimento em infraestrutura da China. Apesar disso, O Brasil não integra oficialmente o programa.
Em suas redes sociais, Lira registrou a visita a uma empresa de importação de soja brasileira e uma empresa de produção de energia.
“Como presidente da Câmara dos Deputados fui recebido hoje pelo presidente da China, Xin Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim. O mandatário chinês abriu um espaço em sua agenda para receber a comitiva brasileira da Câmara dos Deputados, que faz uma viagem oficial à China. Hoje, estivemos ainda nas empresas COFCO, maior importador de soja do Brasil, e na StateGrid, a principal de energia do país”, declarou o presidente da Câmara.
Emergentes
Xi Jinping disse que a China e o Brasil são os dois maiores países em desenvolvimento do oriente e ocidente, além de países emergentes com influência global. Além disso, acrescentou que diante de um mundo tumultuado, os dois países devem se apoiar firmemente.
A Iniciativa do Cinturão e Rota é altamente compatível com a reindustrialização e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Brasil, disse Xi. Ele acrescentou que os dois lados devem trabalhar para facilitar seu respectivo processo de modernização.
Nesse sentido, a China apoia o Brasil na realização da cúpula do G-20 no próximo ano, bem como da conferência da ONU em 2025. Xi Jinping estaria disposto a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Brasil.
Leia mais! O tempo de Lula e a necessária paciência de Arthur Lira
Xi expressou a esperança de que Lira e seus colegas da Câmara promovam ativamente o intercâmbio e a cooperação entre a China e o Brasil e contribuam para o melhor desenvolvimento dos laços bilaterais.
O presidente da Câmara disse que a cooperação com a China tem promovido efetivamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil e aumentado a capacidade de emprego e produção do Brasil. Além disso, o sucesso da China é de grande importância para o mundo, e a China sempre foi uma parceira importante para o desenvolvimento do Brasil.
Como presidente rotativo do G-20 no próximo ano, o Brasil está disposto a se comunicar e coordenar estreitamente com a China, bem como aguarda com expectativa a visita do presidente Xi, disse Lira.