Início » Direito e Tecnologia: O impacto das novas tecnologias no setor jurídico

Direito e Tecnologia: O impacto das novas tecnologias no setor jurídico

A+A-
Reset
DestaquePolítica
O uso de novas tecnologias está moldando o futuro das organizações, tornando-as mais ágeis e adaptáveis às demandas do mercado. Empresas em todo o mundo estão adotando ferramentas e soluções tecnológicas para melhorar a eficiência, a produtividade e a colaboração entre seus funcionários.

No setor jurídico, não poderia ser diferente: uma pesquisa da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), com dados coletados entre agosto e setembro de 2021, revelou que advogados e escritórios de advocacia têm aderido ao uso de novas tecnologias no setor.

Leia mais! Lula pede metas mais ambiciosas e maior compromisso na COP 28

“Vivemos a época de ouro da advocacia com oportunidades para todos os perfis. Fechar os olhos para a inovação é decretar a morte de uma advocacia que pode resgatar o ser humano como centro de todo processo jurídico”, diz em comunicado Daniel Marques, presidente da AB2L.

85,36% dos advogados acreditam que as novas tecnologias ajudam no ramo do direito

85,36% dos advogados acreditam que as novas tecnologias ajudam no ramo do direito – Foto: Pixabay

‍A pesquisa da AB2L perguntou aos advogados sobre o impacto das novas tecnologias no Direito, e 85,36% disseram que elas ajudam. Quanto ao uso de serviços jurídicos automatizados que usam inteligência artificial, 58,2% dos advogados disseram que certamente usariam e 34,9% responderam que talvez usariam.

‍A complexidade do ambiente político e regulatório, que apresenta uma média de 700 mudanças legislativas diariamente nos Três Poderes, reforça a necessidade das empresas em encontrar formas mais eficientes de monitorar e influenciar as decisões do governo.

Leia mais! STF autoriza governo pagar R$ 95 bi em precatórios com crédito extraordinário

A evolução das novas tecnologias no Direito

O final da década de 1960 e início da década de 1970, foi marcado com a introdução de tecnologias básicas como a digitalização de documentos e a criação de bancos de dados eletrônicos.

As funções de armazenamento e organização de informações evoluíram ao longo da década de 1980 e 1990, com o desenvolvimento de softwares jurídicos e automação de processos, que facilitavam a gestão de documentos e petições.

Novas tecnologias impactam no modo antigo de trabalhar dos advogados

Foto: Freepik

Atualmente, o uso da tecnologia no Direito é marcado pela utilização de ferramentas avançadas, como softwares que utilizam inteligência artificial, para a automação de processos mais complexos.

A Nomos revoluciona a prática jurídica ao oferecer acesso rápido e eficiente a informações regulatórias.

Com um volume tão alto de informações, a automação proporcionada pela Nomos não só aumenta a produtividade, como também simplifica tarefas rotineiras na advocacia, como a pesquisa e análise de dados, permitindo que advogados foquem no que realmente importa: a defesa dos interesses de seus clientes.

Nomos revoluciona a prática jurídica com o uso de novas tecnologias

Arte: Nomos

Eliminando a necessidade de lidar manualmente com dados, a pesquisa e análise de projetos de lei e documentos oficiais ficará muito mais rápida e eficiente.‍‍

Confira a pesquisa da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs 

Por Layane Monteiro, Analista Política e Criadora de Conteúdo da Nomos.

inteligência artificialJudiciárioTecnologia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais