Deputado Daniel Silveira é preso por ordem de Alexandre de Moraes

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso em flagrante na noite de terça-feira (16) após publicação de vídeo onde faz críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e defende o Ato Institucional n°5 (AI-5). No momento de sua prisão, o deputado postou um tweet sobre a presença da Polícia Federal na sua residência.

Em outra postagem na rede social, disse que “aos esquerdistas que estão comemorando, relaxem, tenho imunidade material. Só vou dormir fora de casa e provar para o Brasil quem são os ministros dessa suprema corte. Ser ‘preso’ sob estas circunstâncias é motivo de orgulho”.

A ordem de prisão veio do ministro Alexandre de Moraes. O ministro afirmou na decisão que são “imprescindíveis medidas enérgicas para impedir a perpetuação da atuação criminosa de parlamentar visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito”.

O plenário do STF decidirá nesta quarta-feira se mantém ou não a prisão de Silveira. Como a decisão partiu de um ministro, ela foi remetida para análise dos demais, para que haja decisão colegiada. O deputado é alvo de dois inquéritos no STF: um que apura o financiamento e organização de atos antidemocráticos e o inquérito das fake news.

Está previsto na Constituição Federal que, quando um deputado é preso em flagrante durante o mandato, a Câmara dos Deputados precisa votar se mantém a ordem de prisão ou não. O presidente Arthur Lira (PP-AL) tem reunião prevista nesta quarta-feira (17) para tratar do assunto.

O presidente do PSL, Luciano Bivar, disse em nota que o partido está tomando as “medidas jurídicas cabíveis” para afastar definitivamente o deputado. Para Bivar, os ataques cometidos por Silveira foram inaceitáveis e não podem ser vistos como exercício da liberdade de expressão.

Postagens relacionadas

Guilherme Boulos sai em defesa de Lula após evento em São Paulo

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais