Início » Datafolha: desconfiança sobre partidos políticos aumentou em 2024

Datafolha: desconfiança sobre partidos políticos aumentou em 2024

De acordo com a pesquisa, houve crescimento na desconfiança nos partidos políticos em relação ao ano passado, quando 46% não confiavam

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Segundo pesquisas do Datafolha, divulgados nesta quarta-feira (27), 50% dos eleitores entrevistados não confiam nos partidos políticos. Já 43% confia pouco e 7% confiam muito. De acordo com o documento, o número se manteve estável desde setembro do ano passado para março de 2024. Contudo, houve crescimento na desconfiança em relação ao ano passado, quando 46% não confiavam.

partidos políticos

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Leia mais! Senado vota proibição de recursos do Funcap em áreas de preservação

Foram realizadas 2.002 entrevistas entre os dias 19 e 20 de março em todo o Brasil, distribuídas em 147 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Além disso, as Forças Armadas continuou como a instituição mais confiável, com um aumento. Uma parcela de 37% declarou confiar muito nas Forças Armadas. Em setembro de 2023, a quantidade de entrevistados que confiava era de 34%. Neste ano, 39% confiam um pouco (era 44%), 23% não confiam (era 21%) e 1% não opinou. O maior número de confiança nas forças armadas foi em abril de 2019  com 45%. A partir de julho do mesmo ano, esse índice começou a cair e chegou a 34% em setembro de 2023.

STF

partidos políticos

Foto: Marcello Casa Jr/Agência Brasil

Leia mais! Comissão mista sobre migrações e refugiados será instalada nesta terça-feira

A reprovação ao trabalho do STF registrou queda em relação à pesquisa anterior de dezembro de 2023. Agora, 29% dos entrevistados consideram o desempenho do STF como ótimo ou bom, um aumento de 2% em comparação aos 27% anteriores. Enquanto isso, a avaliação de desempenho regular atinge 40% dos entrevistados, subindo de 31%. As visões negativas, classificando o desempenho como ruim ou péssimo, caíram de 38% para 28%. Bem como, houve caimento 4% para 3% na parcela de indecisos ou que não quiseram opinar. Esses números se aproximam dos de maio de 2020, que mostravam respectivamente 30%, 40% e 26% nessas categorias.

 

partidospolíticaSTF

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais