Início » Senado vota proibição de recursos do Funcap em áreas de preservação

Senado vota proibição de recursos do Funcap em áreas de preservação

De acordo com a justificação apresentada, a proibição tem por objetivo impedir a permanência de atividades em áreas de risco

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Senado vota nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que veda a aplicação de recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) na recuperação de atividades econômicas situadas em áreas de preservação permanente. O texto da ex-senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) recebeu parecer favorável do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Foto: Claudio Lucas Capeche/Embrapa

Leia mais! Governo federal cria secretaria para organização da COP 30 no Brasil

Além disso, a proposta altera a lei que prevê a inclusão da recuperação dos solos. Bem como, investimentos produtivos realizados em propriedades da agricultura familiar entre as ações de reconstrução financiadas com recursos do Funcap.

De acordo com a justificação apresentada, a proibição tem por objetivo impedir a permanência de atividades em áreas de risco. Evitando assim o aprofundamento da – fragilidade física, social, econômica e ambiental de uma comunidade ou ecossistema expostos a eventos físicos extremos -.

Para o relator, a medida evita que recursos públicos, já insuficientes para enfrentar a extensão dos prejuízos materiais e humanos causados por desastres ambientais, sejam investidos na continuidade de atividades em áreas de risco, ou seja, em locais que estarão sujeitos a novas ocorrências.

Leia mais! Comissão mista sobre migrações e refugiados será instalada nesta terça-feira

– Sem essa vedação, estimula-se a permanência de ocupações em solos frágeis e áreas vulneráveis, com impactos negativos sobre o desenvolvimento social, econômico e ambiental dessas localidades – afirmou Mourão.

funcappolíciaSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais