Cerimônia do Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher lança campanha do governo

Foto: Carolina Antunes/PR

O dia 25 de novembro celebra mundialmente o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Nesta terça-feira (25), a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, promoveu um evento em Brasília sobre o tema e lançou a campanha publicitária “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher -2019”.

No primeiro semestre deste ano, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180, do MMFDH, recebeu 46.510 denúncias de casos de violência. Segundo o Atlas da Violência 2019, houve um aumento de 30,7% nos casos de homicídios de mulheres no país entre 2007 e 2017. Enquanto isso, a taxa de homicídios de mulheres negras cresceu 29,9%, enquanto de mulheres não negras aumentou 4,5%. As mulheres negras foram 66% de todas as mulheres assassinadas no país em 2017.

A campanha lançada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) apresenta três vídeos informativos, que visam conscientizar a população sobre a importância e urgência de combater a violência de gênero no país. A ministra Damares convocou uma coletiva de imprensa, na qual, em frente aos jornalistas, ficou em silêncio por 30 segundos e depois se retirou do local. A assessoria afirmou que era uma “ação de marketing”, sobre como “é muito ruim tirar a voz de uma mulher”. Por outro lado, a pesquisadora Debora Diniz afirmou que “no lugar do silêncio, escuto o grito de mulheres que morrem de feminicídio”.

Postagens relacionadas

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais