Câmara: presidente do Ibama discutirá sobre queimadas na Amazônia

Amazônia - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoverá, nesta terça-feira (21), um debate sobre do aumento das queimadas na Amazônia. Nesse sentido, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, participará das discussões. O deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA) solicitou o encontro.

Dados mostram que, no primeiro semestre de 2013, houve um crescimento de 14% na área queimada na Amazônia, no comparativo do mesmo período que 2022. Ainda, de acordo com o MapBiomas, esse aumento atingiu 1,4 milhão de hectares.

Leia mais! Relatório da Câmara propõe uso do hidrogênio de baixo carbono

“O aumento contraria a tendência geral do Brasil, que registrou queda nas queimadas no primeiro semestre de 2023. Além disso, a área atingida pelo fogo nesse período foi 1% menor que a registrada em 2022. Foram 2,1 milhões de hectares afetados, a maioria em áreas de vegetação nativa”, justificou Aluisio Mendes.

Amazônia – Foto: Divulgação/Sema

MapBiomas e sua relação com a Amazônia

Leia mais! Câmara: Hugo Leal apresenta PL que propõe incentivos ao uso de combustíveis menos poluidores

Coordenado na Amazônia pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon), o MapBiomas é uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima. Além disso, é produzido por meio de uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades e empresas de tecnologia.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais