Câmara discute segurança jurídica para produção de hidrogênio verde

Foto: FGV/divulgação

Nesta segunda-feira (13), a Subcomissão Especial de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados discutirá a segurança institucional e jurídica para produção hidrogênio verde no Brasil. Bem como, o consumo dessa fonte no país. O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), relator do colegiado para o tema, propôs a reunião. 

A subcomissão é vinculada à Comissão de Minas e Energia da Casa. Nesse sentido, ela estuda as potencialidades do hidrogênio verde como opção energética de baixa emissão de carbono.

Participarão do debate o chefe de Núcleo do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Alex Rodrigues Brito de Medeiros; a diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Mariana de Assis Espécie; o representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carlos Alexandre Principe Pires; entre outros.

Leia mais! Petrobras divulga lucro de R$ 26,6 bi no 3º trimestre de 2023 

O hidrogênio é abundante na natureza e tem sido amplamente utilizado mundialmente para a produção de energia. Ele pode ser obtido de várias fontes e costuma ser classificado por cores, de acordo com sua procedência:

  • hidrogênio cinza ou marrom, vindo da queima de combustíveis fósseis, altamente poluentes;
  • hidrogênio azul, obtido por técnicas de captura de carbono; e
  • hidrogênio verde ou sustentável, gerado por fontes renováveis de energia.

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais