A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoverá, nesta terça-feira (21), um debate sobre do aumento das queimadas na Amazônia. Nesse sentido, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, participará das discussões. O deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA) solicitou o encontro.
Dados mostram que, no primeiro semestre de 2013, houve um crescimento de 14% na área queimada na Amazônia, no comparativo do mesmo período que 2022. Ainda, de acordo com o MapBiomas, esse aumento atingiu 1,4 milhão de hectares.
Leia mais! Relatório da Câmara propõe uso do hidrogênio de baixo carbono
“O aumento contraria a tendência geral do Brasil, que registrou queda nas queimadas no primeiro semestre de 2023. Além disso, a área atingida pelo fogo nesse período foi 1% menor que a registrada em 2022. Foram 2,1 milhões de hectares afetados, a maioria em áreas de vegetação nativa”, justificou Aluisio Mendes.
MapBiomas e sua relação com a Amazônia
Coordenado na Amazônia pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon), o MapBiomas é uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima. Além disso, é produzido por meio de uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades e empresas de tecnologia.