Início » Câmara: PL propõe que todas reuniões presidenciais sejam gravadas e publicadas

Câmara: PL propõe que todas reuniões presidenciais sejam gravadas e publicadas

A+A-
Reset

O Projeto de Lei (PL) 544/21 determina que todas as reuniões oficiais entre o presidente da República e sua equipe (ministros e secretários nacionais) sejam gravadas em vídeo com áudio para posteriormente serem liberadas ao público. O texto é de autoria do deputado Mário Heringer (PDT-MG) e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

“Nessas reuniões são tratados temas de interesse coletivo ou geral, mas, como [hoje] não são obrigatoriamente documentadas, o conteúdo nem sempre se torna acessível à imprensa ou a quem compete fazer o controle externo dos atos do Poder Executivo”, afirmou Heringer.

A proposta, para atingir seu objetivo, visa alterar a Lei de Acesso à Informação (LAI). Além disso, o texto propõe que o Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara e o Senado possam requerer cópias, independentemente de restrições.

O parlamentar ressaltou que o projeto garante, nos termos da LAI, acesso livre às informações sobre reuniões do presidente com ministros e secretários, salvo aquelas sigilosas e classificadas como ultrassecretas, secretas ou reservadas.

O PL entra em discussão um ano após uma das reuniões ministeriais do presidente Jair Bolsonaro com seus ministros ter sido divulgada por meio de determinação do STF.

Ministro Paulo Guedes e Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Marcos Corrêa/PR

Em maio de 2020, o ex-ministro do Supremo, Celso de Mello, autorizou a divulgação do vídeo do encontro. Segundo ele, a ação foi necessária no âmbito da investigação acerca dos comentários feitos pelo ex-ministro Sérgio Moro sobre a suposta tentativa do presidente de interferir politicamente na Polícia Federal.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais