Bolsonaro veta duas praças de pedágio na Via Dutra

Foto: Divulgação/Destaque Popular

O presidente Jair Bolsonaro interferiu no processo, ainda em discussão,sobre a nova concessão da Rodovia Presidente Dutra. Ele publicou em sua conta no Twitter que não permitirá a cobrança de pedágio nas cidades de Barra Mansa (RJ) e Guarulhos (SP), cortadas pela rodovia.

Essas praças de pedágio constam dos estudos acerca da nova modelagem de concessão feitos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e pela Internacional Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial. O projeto foi apresentado este mês nas reuniões presenciais da Audiência Pública nº 18/19, nos dias 13 (Brasília), 15 (Rio de Janeiro) e 17 (São Paulo).

Nessas discussões houve muitas críticas à instalação desses dois pontos de cobrança. Em Guarulhos, o governo pretende experimentar a primeira cobrança em rodovia federal por meio do sistema “freeflow”, aquele em que o usuário paga de acordo com a quilometragem percorrida.

Participantes das reuniões defenderam que tal sistema de cobrança deveria ser estendido a todo o trecho.Os técnicos responderam que, como há domínio da tecnologia,o sistema poderia ser aplicado na Via Dutra inteira, mas ainda falta segurança jurídica para tal. O tema está em discussão no Congresso.

Em vídeo divulgado na quinta-feira, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu, ao lado de Bolsonaro, que a nova concessão da Via Dutra terá um valor menor de pedágio. No vídeo, Bolsonaro disse que o governo estudará maneiras de alterar o reajuste anual de pedágios nas novas concessões, para que não reflita na íntegra a inflação oficial, medida pelo IPCA.

O ministro acrescentou: “A gente compreende que a Presidente Dutra acaba sendo uma avenida que liga Guarulhos a São Paulo. E não é justo que o usuário pague. Isso já está sendo retirado do modelo. A gente vai ter uma boa notícia, a gente vai perceber que o trajeto Rio-São Paulo vai ficar mais barato. E as concessões que nós estamos fazendo tendem a produzir valores mais baixos de tarifas.”

Houve um caso em todo o processo de concessão de rodovias federais em que a tarifa de pedágio no novo contrato ficou abaixo do valor cobrado pela concessionária anterior: a Ponte Rio-Niterói (Eco Rodovias). Isso ocorreu porque as obras na ponte haviam sido executadas no primeiro contrato, assinado com a CCR.

No caso da Via Dutra, os investimentos previstos (Capex), incluindo a BR 101 (Rio-Santos), são de R$ 17 bilhões. A obra mais importante é a construção da pista de subida na Serra das Araras, com 8 quilômetros de extensão e custo estimado de quase R$ 2 bilhões, a serem cobertos pela tarifa de pedágio.

A ANTT decidiu realizar mais quatro reuniões presenciais em fevereiro para discutir a concessão da Via Dutra/Rodovia Rio-Santos, conforme reivindicado por representantes dos usuários das duas vias.As reuniões serão em: Angra dos Reis (RJ), no dia 3, das 15h às 19h30; Volta Redonda (RJ), no dia 4, das 14h30 às 19h; São José dos Campos (SP), no dia 5, das 14h30 às 19h; e em Guarulhos (SP), no dia 6, das 14h30 às 19h.

Postagens relacionadas

Guilherme Boulos sai em defesa de Lula após evento em São Paulo

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais