Aprovada sessão especial em homenagem aos 25 anos da TV Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (16), requerimento (RQS 2994/2020) do senador Eduardo Gomes (MDB-TO) para a realização de sessão especial no dia 5 de fevereiro de 2021, a fim de comemorar o 25º aniversário da TV Senado.

Na justificação do pedido, o senador recorda que, em 5 de fevereiro de 1996, entrou em funcionamento a primeira emissora legislativa de alcance nacional, com um pronunciamento do então presidente do Senado, José Sarney, que declarou: “Este serviço hoje inaugurado não é serviço para o Senado, mas para o povo brasileiro”.

Eduardo Gomes também destaca que, inicialmente, havia só 15 horas diárias de programação, transmitidas apenas para Brasília. Antes de completar um ano, o novo canal legislativo já transmitia 24 horas de programação, sete dias por semana, em sinal analógico, na TV a cabo e por parabólicas.

Hoje, o canal digital aberto da TV Senado está em 59 cidades, sendo 25 capitais. O sinal aberto do canal alcança 234 municípios e tem público potencial de 80 milhões de pessoas por meio da Rede Legislativa (parceria entre Senado, Câmara dos Deputados, assembleias estaduais e câmaras municipais). A emissora também pode ser vista por parabólica digital e TV por assinatura.

Na internet, o canal da TV Senado no YouTube transmite ao vivo a atividade legislativa da Casa — além de seus programas jornalísticos. Esse canal possui 640 mil inscritos e mais de 98 milhões de visualizações. O senador ressalta que, por meio de Facebook, Instagram e Twitter, a emissora interage com o público e busca promover ainda mais o conteúdo que produz.

“Em 2020, além do desafio comum a outras emissoras do país e do mundo de transpor atividades presenciais de produção e gravação para o trabalho remoto, a TV Senado fez parte da solução de transmissão do primeiro Sistema de Deliberação Remoto do mundo, implantado pelo Senado Federal em apenas sete dias, em 20 de março”, afirma o senador. A homenagem, argumenta, é justificada pela “relevância democrática e pelos desafios elencados para o presente e futuro” da TV Senado.

Fonte: Agência Senado

Postagens relacionadas

MTE prorroga prazo de inscrição no portal de comunicação entre auditores fiscais e empregadores

Lula pede voto para Boulos em evento esvaziado do 1º de maio. Entenda

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais