Início » Após queda na popularidade, Lula pede redução nos preços de alimentos

Após queda na popularidade, Lula pede redução nos preços de alimentos

Após aumento de 0,83% na inflação em fevereiro, Lula pediu medidas para reduzir o preço dos alimentos no mercado

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Em reunião com os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), o presidente Lula pediu medidas para reduzir o preço dos alimentos no mercado. A movimentação acontece em meio a divulgação de pesquisas indicando queda na popularidade do Governo Federal, somado ao aumento de 0,83% na inflação em fevereiro, influenciado pela alta no setor alimentício.

Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais! Pacheco cobra de plataformas combate à fake news

De acordo com os ministros, os preços atuais foram impactados pelas mudanças climáticas de 2023, mas que já há uma redução no custo para os produtores neste ano. Além disso, para evitar que ocorra novas variações de preço com forte impacto para o consumidor, o governo estuda novas medidas para o plano Safra.

– Nós estamos então preparando um arcabouço de medidas pro novo plano Safra – afirmou Fávaro. – São medidas estratégicas, não só crédito, mas também é o governo lançar contratos de opções. Olha, o preço mínimo é tanto, mas eu lanço um contrato de opção aqui, se o preço cair abaixo daquilo, nós temos a política nacional de garantia de preço mínimo – completou.

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edgar Pretto, reforçou que será preciso uma atenção especial aos produtores para incentivar o plantio de alimentos para o mercado interno. Entre as práticas possíveis que a Conab pode adotar, é aumentar o estoque. Isso para socorrer o setor da agricultura quando os preços ficarem muito abaixo do custo de produção.

Leia mais! Perse deve excluir lucro real e limitar faturamento das empresas a R$78 milhões

– O que o presidente nos pede, reforça, é que a gente garanta a todos aqueles que querem voltar a produzir alimentos, o arroz, o feijão, a mandioca, hortaliças, que a gente garanta, com políticas públicas, a venda – afirmou Edgar Pretto, que também participou da reunião.

Luis Inácio Lula da Silvapolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais