Após Marina Silva cancelar reunião, comissão da Câmara convoca ministra

Foto: Arquivo /Câmara dos Deputados

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou, na sexta-feira (24), a convocação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva para prestar esclarecimentos sobre diversos assuntos. Foram apresentados oito requerimentos depois da ministra cancelar reunião com o colegiado nessa semana.

Os parlamentares pedem esclarecimentos sobre a destinação de recursos do Fundo Amazônia destinados ao Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). Os deputados também querem conhecer as ações do ministério para enfrentar queimadas na Amazônia e para proteger a pesca artesanal.

Nessa semana, ministra Marina Silva cancelou reunião com CFFC. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Leia também! Dia da Amazônia: Lula assina demarcação de duas terras indígenas

Os deputados da oposição apresentaram os requerimentos. Entre eles, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Junio Amaral (PL-MG) e Kim Kataguiri (União-SP).

Inicialmente, a comissão havia aprovado um convite para o comparecimento da ministra ao colegiado na quarta-feira (22). Porém, a ministra cancelou a reunião.

Os membros da CFFC possuem acordo para transformar todos as convocações em convites, desde que a autoridade se comprometa a comparecer. Nesse caso, com a ausência de Marina Silva nessa quarta-feira, os deputados aprovaram a convocação da ministra. Ainda não há data definida para a sessão.

Leia também! Marina Silva vai à Câmara detalhar plano contra desmatamento na Amazônia

A principal diferença entre convocação e convite às comissões, nesse contexto, é a obrigatoriedade de comparecimento. Em caso de ausência a uma convocação, a autoridade corre o risco de responder por crime de responsabilidade.

Postagens relacionadas

CAE avalia texto que amplia uso do fundo de mudanças climáticas

Desenrola Rural: renegociação de dívidas permite novos créditos aos pequenos agricultores

Senado analisa projeto padroniza correção de juros em débitos trabalhistas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais