A pesquisa PoderData divulgada, nesta quarta-feira (31), aponta que a aprovação do presidente Lula (PT) é de 49%, três pontos percentuais a mais que o registrado em dezembro do ano passado. A desaprovação, por sua vez, oscilou dois pontos percentuais para baixo no mesmo período, atingindo 42%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais! ELEIÇÕES MUNICIPAIS: LULA NEGA TENTATIVA DE EVITAR CANDIDATURA DE TABATA EM SÃO PAULO
Em relação à avaliação do governo, 36% consideram ótimo/bom. Em dezembro de 2023, o índice era de 32%. A avaliação negativa (ruim/péssima) oscilou de 35% para 34%. Outros 22% classificam o governo como regular, seis pontos a menos que o observado em dezembro do ano passado.
Considerando a estratificação por regiões, a maior aprovação do governo está localizada no Nordeste e Sudeste (52%). Em seguida aparecem o Norte (49%), Centro-Oeste (45%) e Sul (35%). A desaprovação, por outro lado, é maior no Centro-Oeste (53%), seguido do Sul e Norte (48%), Sudeste (39%) e Nordeste (38%).
Leia mais! O GIRO DE LULA PELO NORDESTE – ANÁLISE
Em relação à renda, a maior aprovação de Lula está localizada no segmento com renda mensal de mais de 2 a 5 salários (52%) e até 2 salários (51%). Por outro lado, a maior desaprovação é observada na faixa de renda acima de 5 salários (50%).