TSE define tempo de propaganda partidária do 1° semestre

Foto: Roberto Jayme/TSE/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de portaria publicada na terça-feira (25), definiu o tempo de propaganda partidária gratuita para o primeiro semestre deste ano para cada partido. A propaganda eleitoral volta para as eleições de 2022. O modelo foi extinto em 2017 e após sanção da Lei 14.291/2022 retorna.

Ao todo, os 23 partidos irão dividir 305 minutos de propaganda no rádio e na TV do país. As legendas com mais tempo são DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos, com 20 minutos, em 40 inserções. As transmissões vão ocorrer em bloco, tanto em rede nacional quanto estadual.

O tempo foi distribuído de acordo com o desempenho de cada partido nas eleições de 2018. As legendas que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos para inserções de 30 segundos, semestrais. Aqueles que elegeram de 10 a 20 federais contam com 10 minutos e as legendas com 9 deputados federias eleitos terão 5 minutos.

Cassações e fusões realizadas após as eleições de 2018 foram consideradas no cálculo, já as mudanças de legendas não.

O advogado especialista em direito eleitoral, Francisco Emerenciano, explica que a propaganda partidária é diferente da propaganda eleitoral.

“A propaganda partidária tem o objetivo de difundir programas partidários, transmitir mensagens aos eleitores, incentivar a filiação, divulgar a participação da mulher na política. Na propaganda eleitoral a finalidade é promover as candidaturas”, diferencia.

Lembrando que a propaganda eleitoral do 1° turno inicia somente o dia 16 de agosto e vai até 1° de outubro, já para o 2° turno começa dia 2 de outubro e termina em 29 do mesmo mês.


Postagens relacionadas

Efeito eleições municipais… Lula supera Bolsonaro em liberação de emendas parlamentares

Entidades inspecionam urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais

Sessão de vetos pode acontecer na próxima semana

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais