O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (19) a liberação de R$ 266,7 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) do estado do Pará. Os recursos irão facilitar a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e leitos para a UTI.
Os recursos serão repassados ainda em 2019 para o Governo do Pará em três parcelas e irão fomentar a abertura do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, Hospital Regional Público dos Caetés, Hospital Regional Público de Abaetetuba e Hospital Regional Público de Itaituba.
“Estamos trazendo recursos federais para que vocês possam colocar o hospital em funcionamento. Antes, os hospitais precisavam abrir as portas e funcionar por seis meses para que o Ministério da Saúde passasse a financiar o custeio. Aqui, estamos fazendo diferente, estamos trazendo os recursos e depois, quando o hospital começar a atender, ajustamos o financiamento a partir dos atendimentos. Que esse hospital possa acolher, tratar e cuidar de todas as famílias que aqui procurarem”, afirmou Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.